“Toda empreendedora, antes é uma vendedora” Li essa frase esses dias no meu Instagram e me fez refletir muito, independente da atividade da sua empresa, comércio, prestação de serviços, mentora você vende! Mesmo que você não se veja assim. Mesmo que o que você ofereça seja tempo, cuidado, transformação ou conhecimento ainda assim, você vende. Vende confiança. Vende presença. Vende o resultado do seu esforço.
Empreender é ter coragem de se colocar no mundo, de acreditar que o que você faz tem valor. E vender é justamente isso: comunicar esse valor para o seu cliente. É sobre entender que ninguém vai acreditar no seu trabalho antes de você mesma. Mas como um bom vendedor que bate as metas, antes vem o planejamento, saber o que oferecer, para quem e de qual forma, para deixar ele com desejo de compra.
E falando em ações de vendas, toc toc, a black Friday e o Natal já está batendo na sua porta. E venho aqui te falar que essa ação não é sobre o que todo mundo faz: vender produtos vitalícios ou não, dar 50% de desconto, vender um produto em colab, inventar uma promoção sem pensar…
Você precisa planejar com intenção, analisar o que faz sentido, quais os benefícios oferecidos ao seu cliente, se o desconto não vai tirar você de uma margem de lucro e ir para o prejuízo (não esqueça de considerar os impostos na sua oferta haha). Essa é uma ótima oportunidade de você injetar dinheiro no seu negócio nesse fim de ano.
Monte sua proposta, pacotes ou serviços e revise seus preços, valide com sua contabilidade os custos que vai ter comissão, taxas, impostos, repasses. Assim, você garante que o que parece um bom desconto também faz sentido financeiramente. E sim, isso envolve olhar para aquilo que a gente quase sempre deixa para depois: nota fiscal, imposto, fluxo de caixa, contabilidade. Nem sempre é a parte mais leve, mas é o que sustenta o negócio de verdade. (E eu sei que essa parte muitas vezes você acaba esquecendo e depois só lembra na hora de pagar o imposto).
A Black Friday, Natal e outras datas comemorativas não é só uma data de vendas.
É uma chance de se posicionar, de mostrar quem você é e o valor real do que oferece.



