Nessa semana estávamos em um evento da Vika Ferrari no qual o tema era planejamento do ano de 2026. Logo quando falamos em planejamento, eu penso em FINANCEIRO, afinal, é através dele que realizamos nossas metas pessoais: comprar um imóvel, viajar, melhorar a qualidade de vida… tudo começa pelos números e nada mais justo que esse ser o nosso tema da Newsletter de hoje, então aqui vou listar os principais pontos que me chamaram atenção:
- Analise os erros e acertos de 2025
Antes de olhar para frente, é essencial entender o que aconteceu em 2025. Quais foram suas receitas e despesas, observar quais foram seus picos de vendas e como você conseguiu fazer essas ações. Mas também não podemos ignorar os erros que foram acontecidos durante 202. É preciso aprender e ajustar a rota dessas ações e decisões que foram tomadas para que isso não vire uma bola de neve no seu negócio. Depois dessa análise, você está pronto para planejar 2026 com clareza.
- Planejamento financeiro 2026
O planejamento financeiro é a base de tudo que você precisa analisar na sua empresa. E aqui vai umas perguntas que eu acho necessário fazer nesse passo. Onde quero chegar? Qual valor de faturamento minha empresa precisa? E qual é o salário que eu quero tirar até dezembro/2026? (Particularmente, esse último é o que me motiva a fazer as metas do próximo ano kkkk)
- Como chegar até lá
Depois do seu planejamento financeiro realizado, a gente precisa saber o principal: Como você fará para chegar nesse faturamento que você planejou. Nesse momento, é o ideal rever os seus produtos, clientes, custos e despesas. Você vai analisar quantos produtos XYZ preciso vender no ano para alcançar essas metas. Quantos clientes a mais é necessário ter? Tem algum cliente que pode renovar o contrato ou fazer a ascensão para um novo produto?
Mas não esqueça também de rever seus custos e despesas, tem algo que está te gerando um custo que não está gerando um impacto bom na sua empresa e que pode ser cortado? Ou também, o que preciso contratar a mais para conseguir alcançar essas metas? Por exemplo, se for aumentar a sua demanda, sua equipe vai conseguir suprir ela ou vai precisar de mais um funcionário?
- Metas e micro metas
Quando você chega aqui nesse item, você já tem o MACRO do planejamento do seu negócio realizado, agora a gente precisa mensuras as metas e micro metas. Aqui na Pivot a gente gosta de fazer metas trimestrais e mensais, por exemplo, No primeiro Trimestre preciso de 7 clientes novos, então em janeiro a meta é: 3 fevereiro: 2 e março: 2 Mas sempre considerando feriados, sazonalidade e o comportamento do seu mercado. O importante é: pegar a sua meta ao longo do ano. Isso vai ajudar você a ter uma visão do negócio, vai ajudar a tomada de decisão e ver o que é prioridade em cada momento do ano.
- Revisar
Mais importante do que fazer o seu planejamento financeiro é revisar a rota. Sugiro pelo menos a cada 3 meses rever as metas micros e macros para ver se está saindo como foi planejado. Nesse ponto é superimportantíssimo para você ver se o que planejou para o ano está sendo cumprido e o que é preciso ser mudado ou em qual ponto precisa ter uma atenção maior. Às vezes, até é preciso replanejar a rota, e isso é supernormal nos negócios.
Dicas extras:
- Não esqueça de rever sua reserva de emergência;
- Sua empresa não é o banco central, então nada de ficar tirando dinheiro da empresa toda hora, você já tem o seu pró labore;
- Sua empresa vai crescer, mas a sua equipe também, não esqueça de provisionar esse crescimento no seu planejamento financeiro;
- Invista em aprendizado, melhorias que capacitem você e seu time;
- Não esqueça de incluir os impostos a serem pagos no seu planejamento ( e você é nosso cliente, pode nos mandar que revisamos para você)
- Faça também o planejamento do seu CPF. Apesar da PF e PJ serem diferentes, elas caminham juntas.
Além das planilhas: pessoas, gestão e produto
O financeiro é a base, mas não anda sozinho. Seu time, sua gestão e seus produtos também precisam estar alinhados para sustentar o seu crescimento, para deixar todos alinhados para que a meta geral seja cumprida. Tudo precisa conversar. Um planejamento te ajuda a ter uma direção durante o ano e te lembra sempre onde você quer chegar com foco, estratégia e expansão.
O seu próximo passo agora é a AÇÃO. Tudo que você planejar depende da sua decisão de implementar com consciência. Cada pequena ação que você começar hoje constrói o negócio e a vida que você está desenhando para 2026. O sucesso ele é construído com intensão e constância. 2026 está nas suas mãos e você pode fazê-lo ser o melhor ano da sua vida e do seu negócio!
Bora pegar o papel e caneta e começar hoje??



